sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Gerundismo

Olá! Tudo bem com você?

Hoje o assunto é o gerundismo.  

É impressionante como o gerundismo propagou-se pelo Brasil e com isso acredita-se que qualquer forma de se empregar o gerundio é errada, o que não é verdade.

Falaremos, então,  do bom gerundismo. Espantado?  Pois é, isso mesmo.  Pensou que o gerundismo fosse só ruim? Nada disso.  Vamos à explicação...

É necessário ter muito cuidado para não combater o gerundismo, de modo que, não se marginalize os usos corretos de locuções com o gerúndio.

Hoje em dia há o uso indiscriminado do gerundio - como um vício de linguagem - por exemplo: "vou estar comprando", "vou estar passando", "vou estar chamando". 

É importante lembrar que o gerúndio empregado com a ideia de futuro contínuo é correto, por exemplo: " Não irei à festa pois no dia vou estar viajando".   
Por causa do mal uso do gerúndio criou-se o estigma de não utilizar "vou estar + gerundio para que não se corra o risco de receber uma crítica por uma "suposta" má aplicação.

O emprego do gerúndio em sua forma simples expõe uma ação contínua, que pode acontecer concomitantemente com à do verbo da oração principal ou antes ou depois dela.

 "Estou esperando" mostra que está em movimento. Prediz que o evento demorará algum tempo para ser concretizado.

USOS DO GERÚNDIO

Empregado em formas compostas, isto é, com dois verbos, o gerúndio mostra uma ação contínua quando seguido do infinitivo de verbos auxiliares, por exemplo, estar, andar, vir e ir, e mostra ação terminada antes da demonstrada pelo verbo da oração principal.

Estou preocupada, ele está dormindo demais!

Ela está falando muito baixo!

Ele anda pensando em se mudar.

Todos os dias, mais pessoas vão acompanhando a procissão.


Se você emprega o verbo assim:

Vou estar estudando a noite toda - a locução com gerúndio é adequada pois o verbo admite ação que se repete e se prolonga. 


Pense bem antes de dizer "vou estar passando o e-mail", pois agora você já sabe qual é a melhor maneira de empregar o gerúndio!

Até a próxima!!!!






















Nenhum comentário:

Postar um comentário